Brincos e Joguetes
Nos documentos medievais, são dois dos termos mais frequentes para designar os brinquedos, ou seja, os artefactos produzidos para actividades essencialmente lúdicas, quase sempre associadas à infância, mas cujas memórias se prologam para lá da maioridade. A boneca, o pião, a bola de trapos, a caderneta de cromos, o cavalo de pau… Lembram-se deste?
![]() |
Dado do jogo do rapa, © coisas da @rca da velha, 2011
Coleção Coisas da @rca da Velha:
● Dado
do jogo do Rapa
Dado do Jogo do Rapa, © coisas da @rca
da velha, 2011.
Achamo-lo na arca. Não é propriamente uma
relíquia ou preciosidade rara. Dados idênticos a este podem ser encontrados em algumas das feiras semanais que povoam o país ao longo
do ano, e não apenas nas lojas de velharias e antiguidades, em estabelecimentos
de comércio antigos, ditos bazares e mercearias, ou nas chamadas lojas de
tradição. Desde há muito disponíveis em feiras de artesanato (particularmente
em stands dedicados aos brinquedos
tradicionais portugueses, ao entalhe em madeira ou à tanoaria), ultimamente
fazem parte também da gama de produtos que podem ser adquiridos em lojas on-line como A Vida Portuguesa® ou
a Feitoria®[1]. Os preços são simbólicos e convidativos, mas
a utilidade que se lhes confere já não é a mesma de um brinquedo. Outrora
animavam os serões em família, deleitando especialmente as crianças que os
utilizavam como dados de sorte em troca de feijões, guloseimas, frutos secos ou
mesmo moedas. Hoje são repositórios de memórias recordadas a cada movimento
giratório.
[Texto integral brevemente on-line]
[1] A Vida Portuguesa é uma marca desenvolvida a partir de
uma investigação da jornalista Catarina Portas, tendo como objectivos
“inventariar as marcas sobreviventes ao tempo”, “revalorizar a qualidade da
produção portuguesa manufacturada” e “revelar Portugal de forma surpreendente”.
Através de uma série de parcerias com marcas de tradição portuguesa,
comercializam produtos que relembram o quotidiano de uma época e revelam a alma
de um país.” (Citações extraídas do site
da marca – disponível em: http://avidaportuguesa.com/).
A Feitoria é uma loja electrónica que
vende produtos portugueses, sobretudo artesanais e tradicionais. Para além dos
objectivos comerciais, procura promover a produção e a divulgação desses
produtosjunto de públicos e contextos mais alargados, inclusive de âmbito
internacional. Site disponível em: http://www.feitoria.com.pt.